A foto mais antiga de Santa Maria

Rua do Acampamento, a primeira de Santa Maria. Foto: Reprodução
Rua do Acampamento, a primeira de Santa Maria. Foto: Reprodução
A imagem acima foi restaurada a partir de um pequeno clichê (7,5 x 4,5 cm) publicado na Revista Comemorativa do Centenário de Santa Maria, em 1914, e mostra a Rua do Acampamento, a mais antiga daquela cidade. De autor desconhecido, ela foi tomada na direção sul-norte, das imediações da esquina com a atual Rua José Bonifácio, rumo ao centro. Na legenda original, ela foi datada como sendo de 1890, mas supõe-se que seja mais antiga se comparada a outras fotos daquele logradouro na mesma época. A Rua do Acampamento tem seu nome ligado à fundação da cidade. Sua denominação se refere às instalações provisórias da Comissão Demarcadora de Limites entre as terras de Portugal e Espanha, que ocuparam a área onde agora está a Praça Saldanha Marinho. Seu alinhamento inicial e espontâneo, que ainda perdura, foi gerado pelo arranchamento, ao longo do divisor de águas, construído pelos moradores da região atraídos pelo acampamento e pelas missas celebradas pelo capelão da Comissão. Essa imagem foi escolhida também, por ser emblemática, para ser a ilustração da capa da terceira edição da Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto Município de São Martinho, de Romeu Beltrão, lançado pela editora da Universidade Federal de Santa Maria.
Colaboraram José Antonio Brenner e Júlio Brenner

Comentário de José Antonio Brenner


"A foto foi restaurada por mim, como membro da Comissão revisora de 3ª ed. da Cronologia Histórica de Santa Maria... de Romeu Beltrão, e escolhida como ilustração da capa. - José Antonio Brenner"

Comentários

  1. A foto foi restaurada por mim, como membro da Comissão revisora de 3ª ed. da Cronologia Histórica de Santa Maria... de Romeu Beltrão, e escolhida como ilustração da capa. - José Antonio Brenner

    ResponderExcluir
  2. Linda foto. Mas os morros ao fundo não se encaixam ao real. Tem algum retoque ?

    ResponderExcluir
  3. Ooops... corrigindo o comentário acima... achei o ângulo certo. Muito boa!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *